Chá de Bebê ou Chá de Fraldas?

      5 comentários em Chá de Bebê ou Chá de Fraldas?
Compartilhar:

Oi, tudo bem? Como vão as crias?

Sei que tem algumas que ainda nem nasceram. E deve ter gravidinhas por aí ansiosíssimas com os preparativos para a chegada delas.

Ah, um dos momentos mais gostosos da gravidez é o chá de bebê. Sei que muita gente tem dúvida se faz ou não, se é melhor chá de fraldas ou de bebê. Por isso, vou compartilhar com vocês como fizemos aqui.

Tivemos dois chás: um no meu trabalho, na época, e outro para a família. Foi muito bom porque as fraldas descartáveis que ganhamos duraram até ela completar um ano e economizamos uma boa grana.

Chá de Fraldas no Trabalho

Quem sugeriu foi a Sandra, uma colega maravilhosa que eu tinha no meu antigo emprego. Já era hábito acontecer com outras grávidas e eu fiquei um pouco sem graça por se tratar de um ambiente corporativo, mas aceitei de bom grado. Ela reuniu outras colegas e elas se encarregaram de fazer um convite virtual e disparar por e-mail entre os demais.

No dia marcado, fizeram uma vaquinha para comprar as guloseimas e cada um trouxe um pacote de fraldas.  Nos reunimos ali mesmo no salão do escritório, lanchamos e eu anunciei o nome que havíamos escolhido: Sabrina. Desde então deixei de ser cumprimentada, pois as pessoas só falavam com a barriga hahaha.

cha-de-fraldas-no-trabalho

Parte da turma do trabalho no chá de fraldas

Eu amei esse momento que já foi uma despedida para a licença-maternidade. Então se no seu local de trabalho eventos como esse forem aceitos, recomendo.

Dica: Hoje em dia eu substituiria as descartáveis por fraldas de pano modernas que são impermeáveis e podem ser lavadas. Custam em média R$ 45 cada, o valor de um pacote de fraldas descartáveis que não dura nem um mês. Opção mais econômica e sustentável.

Chá de Bebê para a família

A princípio não éramos muito a favor, mas como se tratava de um interesse da pessoinha que ia nascer, repensamos e topamos fazer. Tudo de forma colaborativa, envolvendo os familiares. Eu estava com sete meses, uma época legal de fazer porque você sai do risco dos seis meses e não está tão cansada como acontece no fim da gravidez.

cha-de-bebe1Uma prima conseguiu o salão do prédio dela e três semanas antes batemos o martelo. Só tínhamos que correr contra o relógio, pois restaram poucos dias para preparar os convites e distribuí-los para dar tempo das convidadas se programarem.

Sim, o espaço era limitado e temos famílias enormes. A solução foi convidar somente a mulherada e os tios diretos da criança (por motivos de: primeira sobrinha). Como era meio informal, na hora acabou aparecendo mais gente, mas deu tudo certo.

Voltando para os preparativos, fui a uma gráfica encomendar os convites e os personalizados. A dona de lá é empreendedora materna e me deu uma super ajuda na hora de definir o tema e foi super ágil. Deu dicas como tinha feito no da filha dela e foi um doce de pessoa.

convite-marca-pagina-cha-de-bebeConvites

Escolhemos uma opção sustentável que pudesse ter outro uso depois. Fizemos em formato de marca página para a pessoa guardar de lembrança e usar nas leituras de livros. Foi tão legal que teve gente que fez questão de mais de um e fizemos uma quantidade extra.

Como não sou rica nem nada, enviei uma sugestão de presente em cada convite: coisas que eu ainda não tinha comprado e mais fraldas descartáveis. Alguns itens eram mais caros, como o colchão do berço e a saída de maternidade, mas pedi para duas tias que amo muito e tenho certa intimidade por isso não pegou mal.

Dica: Na hora de entregar o convite você pode reforçar que o presente é só uma sugestão e que a pessoa pode dar o que preferir.

 

Mesa com personalizados

Escolhemos poucos itens porque a ideia era fazer algo simples, mas bonito. A decoração ficou toda por conta da minha irmã, que não era profissional, mas encantou os convidados. Imprimimos apenas as bandeirolas e os adesivos para colocar nos porta-balas que compramos em casas de festas do comércio. Outros itens de decoração ela levou da casa dela ou pediu emprestado.

bandeirolas-e-mesa-de-doces-de-cha-de-bebe

Com a tia que caprichou na decoração handmade

guloseimas-de-cha-de-bebe

Enchemos esses recipientes com marshmallow nas cores pasteis.

guloseimas-de-cha-de-bebe2

Escolhemos forminhas de doces nas cores que combinavam com a decoração

decoracao-de-cha-de-bebe

Em outra parte do salão colocamos um varal com as roupinhas que ela havia ganhado

Centro de Mesa

Alugamos toalhas de mesa e os enfeites do centro foram feitos pela minha irmã também. Cachepôs com flores de papel de seda.

centro-de-mesa-de-cha-de-bebe

Plaquinhas Divertidas

plaquinhas-divertidas-de-cha-de-bebe2 plaquinhas-divertidas-de-cha-de-bebe

Comidas e Bebidas

Você tá esperando um bebê, não sabe como vão ficar suas finanças depois que ele nascer. Isso foi determinante para decidirmos o que servir. Optamos por um lanche da tarde, assim não tivemos pratos quentes. Apenas docinhos e salgadinhos e três tortas salgadas (para dar sustância haha).

Para beber, sucos, refrigerantes, café com leite e achocolatado. Tudo foi preparado com muito carinho pela tia do meu marido que tem uma panificadora e nós adoramos.

Vídeo

Na semana do chá meu marido precisou fazer uma viagem a trabalho que não estava prevista. Para garantir que ele participasse de alguma forma, gravamos um vídeo e eu mesma editei, contando um pouco como foi a gravidez. Assistam um trecho:

Momento de Oração

Como minha gravidez foi de risco, o chá de bebê foi um momento de celebração pela chegada à reta final. Fizemos uma oração em agradecimento pelas bênçãos recebidas.

oracao-de-mae-em-cha-de-bebe

Brincadeiras

Pedi ajuda para o meu primo e ele preparou algumas atividades. Ele ficou responsável pela animação e brincadeiras, tudo na maior informalidade e improviso. Cada participante ganhou um brinde simbólico.

animacao-de-cha-de-bebe

Meu primo se encarregou das brincadeiras

Banho no bebê – Chamamos três convidadas para me ensinar como dar o banho e trocar as fraldas de uma boneca. Claro que cada uma fez do seu jeito e não tinha uma maneira correta. Mas o importante era a segurança da criança. Lição aprendida.

brincadeira-banho-em-cha-de-bebe

Quiz – Fizemos algumas perguntas sobre a minha gravidez e quem acertasse a resposta primeiro ganhava um brinde. Ex. Qual o nome completo que a criança seria registrada? Quais complicações tivemos na gravidez?

Conselhos – Distribuímos papel e caneta para as pessoas escreverem recadinhos com conselhos e mensagens para nós.

recadinhos-em-cha-de-bebe

Caça ao Tesouro – Essa foi uma bagunça, colocamos um papel grudado embaixo das cadeiras e quando anunciamos as pessoas começaram a procurar.

caca-ao-tesouro-de-cha-de-bebe

Pintura de Barriga – Abri os presentes na hora e tentava adivinhar o conteúdo dos pacotes. A cada erro, ganhava uma pintura no corpo como se fosse uma prenda. Ficou lindo.

advinhacao-de-presentes-em-cha-de-bebe

pintura-de-barriga-em-cha-de-bebe

Fotógrafo

Se tem alguma coisa que posso recomendar que vocês façam é investir em fotos de qualidade. Não adianta fazer tudo com carinho e não ter fotos para recordar depois.

Eu contratei um fotógrafo maravilhoso, mas claro que tudo depende do orçamento de cada uma. Se o seu tá apertado, pode até fazer com celular, desde que você escolha alguém que entenda um pouco de fotografia e se responsabilize pelos registros.

pintura-facial-em-cha-de-bebe

Lembrancinhas

Cada convidada recebeu ao final um mini-perfume com o cheirinho da Sabrina. Nenhum segredo: compramos os frascos, colocamos adesivo personalizado e o perfume era infantil. Elas amaram.

lembrancinha-de-cha-de-bebe

P.S.: Aproveitamos para fazer também as lembrancinhas de maternidade. Incluímos a impressão dos adesivos de álcool-gel no pacote do chá. Planejamento é tudo!

 

Enfim, essa foi um pouco da nossa experiência. Foi tudo muito improvisado, mas feito com carinho.

E vocês, gostaram? Coloquem aí nos comentários como estão os prepativos de vocês.

Créditos:

Decoração: Deyla Baía

Alimentos e Bebidas: Ruth Reis (Panificadora Santa Maria)

Fotografia: Alan Pantoja

Personalizados: Gráfica Ôpa

Animação: Fábio Pantoja

Compartilhar:

5 thoughts on “Chá de Bebê ou Chá de Fraldas?

  1. Paula

    Oi Day! Tô adorando o Mundo Gito! Eu nao tive chá de bebê nem de fraldas por escolha própria. No trabalho eu senpre disse que não queria e pedi mesmo que não insistissem e na família eu nem toquei no assunto. Na vdd eu sou muuuito chorona e sabia que seriam experiências emocionalmente exaustivas pra mim. Além disso eu sou aquela que queria escolher tudo sabe? E como sou cheia de alergias sempre achava q poderia ter muitas fraldas e a pqna ser alérgica kkkk essa sou eu. Em minha defesa depois que a Luísa nasceu tô melhor! Bjokas!

    Reply
    1. mundogito Post author

      Oi, Paula. Fico feliz que esteja gostando! 😀

      Tens toda a razão, chás são muito emocionantes mesmo…
      E tem tudo isso mesmo, de vc querer escolher os detalhes, das possibilidades de alergia. Algumas fraldas vieram com defeito de fabricação e eu não consegui trocar com as marcas… Também só descobri a utilidade das fraldas de pano depois que ela nasceu. Rsrs…

      Adorei minhas experiências mas não sei se toparia tudo de novo numa segunda gestação.

      Beijo grande!!!

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *