Dia Nacional do Livro Infantil

      4 comentários em Dia Nacional do Livro Infantil
Compartilhar:

Hoje, 18 de abril, é Dia Nacional do Livro Infantil. Com tantas tecnologias é difícil manter as crianças presas nas páginas de papel? Não. Pelo contrário, de acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil 2016, do Instituto Pró-Livro, o mercado de livros infantis é o que mais cresce no Brasil.

Passeando rapidamente por livrarias, o leque é diverso: tem livro de borracha, de páginas resistentes, sensitivos… Nossa! Uma infinidade de exemplares.

A pesquisa classifica as pessoas como leitoras ou não leitoras. É considerado leitor aquele que leu um livro inteiro ou em partes ou capítulos nos últimos três meses. Quem aí teve tempo de ler nesse período? Eu nem lembro mais a última vez que li uma obra inteira, hábito que sempre cultivei na adolescência e antes da maternidade. Depois disso só os livrinhos da minha filha mesmo.

Por isso os pequenos leitores (ou observadores de figuras 😂) podem nos servir de estímulo para reaproximar da leitura. Da mesma forma, é importante aguçar a curiosidade natural delas pelos livros, interagir com elas e criar situações favoráveis ao desenvolvimento da leitura.

Aqui em casa a pequena ganhou livro antes mesmo de nascer. Com o passar dos meses já tem sua pequena biblioteca com seu cantinho da leitura. Claro que alguns estão mordidos, com páginas rasgadas mas tudo faz parte do processo de aprendizagem. O cantinho foi ideia da tia coruja. Primeiro chegou uma mesinha de atividades e depois as prateleiras.

A pequexita aprovou a ideia e inseriu seu toque artístico com giz de cera na parede. Hahaha… Ela adora os “libos”. Mas ainda não conseguimos criar uma hora da leitura. Quando ela tem vontade pede pra ver e fica folheando à vontade.

Ficamos atentos porque hoje existem outros formatos de livro, como os digitais, aplicativos e até brinquedos em formato de livros. É importante dosar essa relação, sem restringir e nem liberar geral o contato com a tecnologia, ainda mais para eles que já são mais do que nativos e aprendem a ligar eletrônicos antes mesmo de pronunciar sua primeira palavra.

Inclusive essa é uma tendência que foi percebida na pesquisa, a forma de consumo de livros foi transformada ao longo dos anos, principalmente pelos jovens. As leituras saem do plano do papel e invadem telas de cinema, as composições de personagens (cosplays) e acompanham gerações, como a saga Harry Potter, por exemplo.

Quem quiser conferir a pesquisa Retratos da Leitura 2016 na íntegra, pode acessar clicando aqui.

Compartilhar:

4 thoughts on “Dia Nacional do Livro Infantil

  1. Keyte

    Adorei a matéria, minha princesa ama livros e pode ter certeza que a incentivo o tempo todo… Agora ela está encantada pelo mundo nas princesas… mas já amou ver e ouvir os animais, reconhecer os números e as cores também.

    Reply
    1. mundogito Post author

      Tia Keyte, sabe que o primeiro livro que ela ganhou foi da Manuzinha, né? Obrigada por ter plantado essa sementinha ainda quando ela estava na barriga.
      Aqui ela ainda não conhece as princesas Disney (chama a todas de Sofia), mas antes chamava as bonecas com maria chiquinha e qualquer desenho de menina por princesa. hahaha…

      Um beijo carinhoso nas duas.

      Reply
  2. Paula Ramos

    Aqui, sem dúvida, o livro é o brinquedo preferido. A pqna ama! Tb tinha livros desde antes de nascer e já não tenho mais onde colocar. Ela já decorou alguns, o que nos dá um descanso de vez em qd. Faço um revezamento nas prateleiras, primeiro pq ja nao cabem todos faz tempo e tb pq as vezes ela ate esquece de alguns. Outra coisa legal é q na escola tem um projeto q enviam um livro todo fds pra casa para ler com os pais e ainda tem uma atividade referente ao livro. 😊

    Reply
    1. mundogito Post author

      Oi, Paula! Que máximo! Aqui ela ainda inventa as histórias com base nos desenhos… hahaha
      Essa atividade parece ser ótima, tomara que as escolas daqui sejam adeptas. Um beijo grande.

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *